Powered By Blogger

Horas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Doe seu cabelo para salvar o mar

Cabelos e pêlos de animais são a nova solução encontrada pela ONG Matter of Trust, sediada em São Francisco (Califórnia), para conter o óleo que tem chegado às praias do Golfo do México desde o dia 22 de abril, após o afundamento da plataforma de petróleo Deepsater Horizon, da British Petroleum. Uma semana depois, a Guarda Costeira dos Estados Unidos calculava o vazamento de cerca de 5 mil barris de petróleo por dia.

A Matter of Trust explica que os cabelos são muito eficientes na absorção de óleos, inclusive de petróleo. Por isso, eles estabeleceram parcerias com fazendeiros e cabeleireiros de todo o mundo para conseguir reunir quantidade suficiente de fibras naturais e limpar as praias. Até agora, cerca de 370.000 salões de beleza estão coletando cabelos para a campanha e mais de 200 toneladas de fios chegam à sede da ONG diariamente.

Colocados em meias de náilon, por voluntários, como na foto acima, os cabelos serão deixados na areia das praias.

Para fazer uma doação, preencha o formulário* no site da Matter of Trust. Depois, coloque seus cabelos – de qualquer tipo, desde que sejam da cabeça – em um saco de lixo e armazene em uma caixa. É importante doar cabelos limpos, ou sua capacidade de absorção de óleo já será reduzida. A ONG também aceita pêlos de animais, mas alerta que não seja enviado lixo junto ao material, afinal voluntários vão manusear os fios. Eles também aceitam doação de meias compridas de náilon, em caixas separadas.

O endereço da ONG é enviado por e-mail depois que a pessoa faz o cadastro no site.

http://super.abril.com.br/blogs/planeta/

2 comentários:

  1. Muito interessante, se houver essa iniciativa de todos, pode ser diminuido o estrago...
    Belo poste!
    Bjs
    Mila

    ResponderExcluir
  2. Olá Mila,
    Tudo bem!

    De alguma forma, com pequenos gestos, as pessoas podem ajudar, o que os gananciosos e egoístas insistem em destruir.
    Milhares de pessoas preocupadas e dispostas a colaborar, sem recurso é verdade, mas, contribuem com o que podem seja com seu tempo, parte do corpo ou vozes em socorro as vítimas. Nós mesmos!
    Enquanto o desastre causado por algumas pessoas, discutem como vão atuar, para diminuir o impacto da opinião publica!
    Veja a força da opinião pública, que ainda não sabe o poder que tem. Se usada para o bem.
    Melhoraremos!

    Att,
    Peter

    ResponderExcluir